segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Manifesto Nacional contra a expulsão de 6 alunos da USP

O movimento estudantil da Universidade de São Paulo, nesta última sexta-feira (16), foi surpreendido com mais um ataque da Reitor João Grandino Rodas e do Governo Alckmin/PSDB. Leia e divulgue o manifesto abaixo, em defesa dos estudantes expulsos e contra a criminalização dos protestos:

MANIFESTO CONTRA A EXPULSÃO DE 6 ALUNOS DA USP


Na última sexta-feira, dia 16 de dezembro de 2011, em despacho publicado no "Diário Oficial" de São Paulo, o reitor João Grandinho Rodas divulgou a expulsão de seis estudantes da Universidade de São Paulo, que estão participando da ocupação na moradia estudantil (CRUSP). A reitoria da USP decretou a pena de eliminação do corpo discente da universidade e exclusão do CRUSP aos estudantes que lutam por mais permanência estudantil, ou seja, que defendem a possibilidade com que se tenha nas cadeiras da universidade pública estudantes de baixa renda.

Essa agressão ao direito democrático de organização e ação política no interior da universidade foi respaldada por um decreto dos anos de Ditadura Militar, mais precisamente de 1972. O decreto referido acima, em seu artigo 250, trata como falta de indisciplina grave, passível de punição, as seguintes ações: “promover manifestação ou propaganda de caráter político-partidário, racial ou religioso, bem como incitar, promover ou apoiar ausências coletivas aos trabalhos escolares”. O conteúdo deste decreto está claramente em contradição com o livre direito de greve e de manifestação política, garantidos pela Constituição Nacional de 1988.

Essa medida do reitor é parte integrante da política repressiva da administração da universidade e do governo do estado de São Paulo contra o movimento organizado no interior da USP. Só este ano de 2011, vimos a ameaça de demissão de dirigentes sindicais do SINTUSP, a prisão de 73 estudantes que se mobilizavam contra a presença da Polícia Militar no campus e, agora nas férias escolares, essas absurdas expulsões. Fica explícito a intenção por parte das autoridades de quebrar qualquer resistência à aplicação de seu projeto de universidade.

Diante deste triste acontecimento, as entidades assinadas abaixo repudiam a repressão exercida por João Grandino Rodas e convocam o conjunto dos movimentos estudantil, popular e sindical brasileiros a se incluírem numa grande campanha de defesa da liberdade de manifestação política, exigindo da reitoria da USP e do governo do estado de São Paulo a imediata anulação da expulsão dos seis estudantes. Essa campanha já começa nesta segunda-feira com o ato às 13h, em frente à reitoria da USP, e com a reunião aberta para articular as próximas iniciativas do movimento, às 17h na sala 51 do bloco F do CRUSP.

Assinam*:

ANEL
ANDES
CSP-CONLUTAS
SINASEFE
MTST
SEPE-RJ
SIND-REDE BH
DA-LETRAS UFMG
DA-MÚSICA UFMG
DA-ICB UFMG
CAPSI UFMG
COMUNICA UFMG
DACOI PUC-MG
COLETIVO HÁ QUEM SAMBE DIFERENTE (PUC-MG)
(...)
(*) A lista de assinantes está em constante modificação com a incorporação de novas entidades e coletivos apoiadores de todo o Brasil. Portanto, aqui não estão todas as entidades assinantes. Para incorporar a sua entidade ou coletivo à lista de assinantes, envie um e-mail para anelonline@gmail.com.

Veja e divulgue o depoimento da estudante de letras da USP, Jéssica Trinca, vítima da ação da reitoria:

2 comentários:

André Tessaro Pelinser disse...

Cadê o e-mail do D.A. no blogue?

D.A. Letras UFMG disse...

aopedaletras@gmail.com

Postar um comentário

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates